quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Novas Oportunidades … ou Velhos Enganos?

Continuando no tema da educação, reflictamos um pouco sobre o programa Novas Oportunidades.

O aluno com melhor nota de acesso ao Ensino Superior (20 valores) do presente ano foi um aluno Novas Oportunidades. É sem dúvida sinal de grande sucesso para este programa, ou não concordam?

Claro que é! Não se pode desvalorizar uma média destas só pelo facto dela resultar apenas da nota do Exame de Inglês. Se os outros alunos insistiram teimosamente em percorrer o sistema de ensino de forma regular, esforçando-se todos os anos para ter sucesso num vasto conjunto de disciplinas, sujeitas uma série de Exames Nacionais, isso é lá problema deles. Só demonstra que não estão à altura deste brilhante aluno que à boa maneira portuguesa soube ser o mais esperto.

Mas as vantagens do programa Novas Oportunidades não ficam por aqui. Analisemos mais profundamente. Qual tem sido o grande entrave ao desenvolvimento sócio-económico de Portugal? - A falta de formação dos Portugueses!

Pois bem, o programa Novas Oportunidades veio colmatar essa fragilidade da população. Como? - Certificando conhecimentos que as pessoas foram adquirindo ao longo da sua vida!

Então,… agora estou um pouco confuso. Se as Novas Oportunidades certificam conhecimentos que as pessoas já têm, não lhes estão a ser transmitidos conhecimentos novos. Certo?! Então não estamos a melhorara a formação dos portugueses. Certo?!

Então as Novas Oportunidades servem para quê?