quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Inverosimilhança !

O Jornal "O Sesimbrense" publicou o seguinte texto na sua edição de Novembro, no qual me revejo e que passo a transcrever:
___________
O Partido Socialista emitiu um Comunicado de Imprensa a propósito do Processo da Mata de Sesimbra e da constituição, como arguido do processo, do ex-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Amadeu Penim. Solidarizando-se com o ex-autarca, o PS destaca o seu «elevado carácter moral no desempenho das funções em que foi investido, no estrito cumprimento da Lei, com grande sentido de responsabilidade e profissionalismo na prossecução do interesse público». O Partido Socialista revela igualmente estranheza por ter lido na comunicação social que se tratariam de «suspeitas de menor relevância criminal», o que, juntamente com a morosidade do processo, tenderia a «difamar e denegrir a imagem pública do envolvido».

O «Processo da Mata de Sesimbra» refere-se especificamente à transferência de direitos de construção, dum loteamento do Meco para a zona da Mata de Sesimbra, transferência essa que foi objecto de um acordo assinado por Isaltino de Morais enquanto ministro do Ambiente, o qual também foi constituído arguido neste caso, segundo diversos órgãos da imprensa nacional. As acusações a Amadeu Penim estariam assim relacionadas com subsídios atribuídos pelas empresas Espart e Pelicano, promotoras do loteamento da Mata de Sesimbra, ao Centro de Estudos Culturais Raio de Luz, e responsáveis daquelas empresas teriam dito que a atribuição dos subsídios fora sugerida pelo então Presidente da Câmara, eventualmente com o objectivo de obter apoio jornalístico do Raio de Luz para a campanha eleitoral que se seguiria.

Quem conhecer a realidade jornalística sesimbrense não pode deixar de notar a inverosimilhança desta hipótese, dado ser público e notório que o jornal Raio de Luz desde sempre tem criticado, e muito duramente, o ex-autarca socialista.
____________
Felizmente, neste país, ainda existe gente séria, e por muito que alguns se esforcem, não vão arrastar os seus nomes para a lama.


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Farinha do Mesmo Saco

Há quem afirme que entre PS e PSD não existem diferenças, sendo tudo farinha do mesmo saco.

No entanto, existem pequenas diferenças que vão saltando à vista. Veja-se o caso da entrada do FMI em Portugal. O PS tem-se batido com todas as suas forças contra esta entrada por saber que o FMI usa sempre a mesma receita, independentemente das características do país onde intervêm. Essa receita resulta sempre em enfraquecimento do Estado e ataque às pessoas e famílias.

Por outro lado existe o PSD que, pela voz do seu Presidente Passos Coelho, já afirmou estar pronto para ir para o Governo e escancarar as portas ao FMI.

Se alguém estava convencido de que Passos Coelho tinha refreado o seu ímpeto neo-liberal com a crise internacional vivida há cerca de 2 anos, está muito enganado. Crenças e dogmas resistem a estas coisas e o deus Mercado contínua vivo em muitas cabeças.

- Que o digam os 25 000 funcionários públicos Irlandeses que
vão para o desemprego.

- Que o digam os desempregados Irlandeses que vão ver os
seus subsídios cortados.

- Que o digam os trabalhadores Irlandeses que vão ver o
Ordenado Mínimo Nacional reduzido em 12%.


(Já agora, obrigado aos organizadores da greve de 24/11/2010 por terem ajudado Passos Coelho na sua nobre cruzada)