sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Nicotices ...

A propósito da celebração do Dia Mundial do Não Fumador, amanhã, tem surgido um conjunto de vozes (Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo, Sociedade Portuguesa de Pneumologia, etc) a apelar para que o estado passe a comparticipar os medicamentos que ajudam os fumadores a deixar de fumar.

Há ainda quem defenda que com os impostos que os fumadores pagam deviam ter direito a todas as consultas e tratamentos grátis.

Vamos lá ver, considerando que um fumador gasta em média 4 euros por dia em cigarros, logo 120 euros por mês. Será que ao deixar de fumar, esse mesmo fumador não vai poupar o suficiente para pagar os seus tratamentos?

Será que se estão a esquecer da despesa que dão ao Sistema Nacional de Saúde e à Segurança Social com as doenças e incapacidades resultantes do consumo do Tabaco?

E os impactos na saúde dos que não querem fumar e são forçados, por falta de respeito daqueles que fumam, também se estão a esquecer?

Use-se antes o dinheiro em prevenção…

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Qualidade, mas pouca ... no Castelo

«Qualidade» é o conjunto de atributos e características de uma entidade ou produto que determinam a sua aptidão para satisfazer necessidades e expectativas da sociedade.
(Decreto-Lei nº 140/2004 de 8 de Junho)

A implementação de um sistema de gestão da qualidade e a sua posterior certificação de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 9001, constitui uma mais valia para as instituições, proporciona melhoria da imagem, redução de custos de funcionamento através de um melhor desempenho operacional e uma nova cultura com sensibilização e motivação dos colaboradores, orientada para satisfação dos utentes e para a melhoria contínua.

Estes terão sido alguns dos fundamentos que estiveram na génese da tomada de decisão sobre a Certificação de Qualidade, pelo anterior executivo da Junta de Freguesia do Castelo.

Como o processo de Certificação de Qualidade é um processo contínuo e gradual, no qual devem ser apresentadas constantes melhorias de organização e gestão e dado que este processo é sujeito a auditorias sistemáticas, o actual executivo da Junta do Castelo manteve a avença com o técnico responsável por implementar o Sistema de Qualidade.

O que aconteceu, há pouco tempo, foi que a entidade responsável pela certificação retirou o Certificado de Qualidade da Junta de Freguesia do Castelo, conseguido pelo anterior executivo.

Será que actual Junta não está interessada em atender, com Qualidade, os cidadãos?

Se não queria manter a Certificação de Qualidade devido aos seus custos, porque é que a Junta continuou a pagar a avença ao técnico responsável?

Será que no meio de tanta música e festa alguém se esqueceu que a Junta de Freguesia serve para ajudar a resolver os problemas dos cidadãos e não para projectar partidos políticos?

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Inconfidencias ...

No pós 25 de Abril, muitas foram as acusações ao PCP, da entrega de documentos e ficheiros classificados à então KGB. Pelos vistos esta não é uma prática exclusiva da esquerda, também a extrema-direita faz uso da espionagem e conspiração contra estados democráticos.

Soube-se este fim-de-semana, que um homem honrado, patriota, defensor dos mais nobres valores humanos e com um grande sentido de estado, o ex-ministro também conhecido por Paulinho das Feiras, antes de abandonar o cargo, deu instruções para que se reproduzissem “alguns” documentos do seu ministério.

Este procedimento é perfeitamente normal, até porque cópias de 65 mil documentos, dos quais muitos classificados como confidenciais, qualquer um faz.

Resta agora uma pequena questão. Onde param esses documentos? Será que o Paulinho os tem usado na sua lareira para se aquecer? Será que os compilou e os tem na mesa-de-cabeceira para os poder contemplar antes de deitar a cabeça na almofada e sonhar com os tempos em que poderá voltar a passar revista a um batalhão de joviais militares?

Ou será que a amizade com Donald Rumsfeld terá alguma coisa a ver com isto?

Porque será que a CIA acolheu e condecorou o Paulinho depois da sua saída do Governo?

Algo se passa …