sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Causas Nobres ...

Decorrem hoje eleições para a Ordem dos Advogados.

Essa é uma profissão já viveu tempos áureos, principalmente durante o Estado Novo, quando muitos nobres advogados, mesmo arriscando a própria vida, dignamente defendiam aqueles que se opunham ao regime.

Hoje vivem-se tempos diferentes. Agora as causas mais nobres da profissão prendem-se com a própria conta bancária, e em muitos casos em conseguir alguma coisa para comer.

Nunca a dignidade destes profissionais andou tão por baixo. Todos os candidatos a Bastonário o assumiram ao longo da campanha mas não houve consenso nas causas que levaram essa profissão a andar tão por baixo.

Na minha opinião, o facto dos Advogados cada vez mais recorrerem a questões processuais para tentar defender os seus clientes nada os deve beneficiar em termos de opinião pública. São capazes de obrigar um Juiz a arquivar um processo de um violador de dez crianças órfãs apanhado em flagrante, porque a capa do processo é amarela, enquanto que as capas dos outros processos existentes na secretaria do tribunal são azuis.

O facto do Estado continuar a financiar milhares de alunos que todos os anos entram para o curso de Direito também não ajuda. Andamos a desperdiçar recursos do país para formar pessoas que vão directamente para o desemprego.

Por favor ajudem os vosso filhos na Matemática, não os deixem abraçar esta nobre causa…

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

As coisas vão mexer nas Autarquias

O PS e o PSD chegaram ontem a acordo sobre a nova Lei Eleitoral para os Órgãos Autárquicos, que entrará em vigor nas próximas eleições.

O executivo será liderado pela lista mais votada, mesmo sem maioria absoluta, e composto, como actualmente, por vereadores das diferentes listas. Neste ponto, nem PS nem o PSD conseguiram impor a sua proposta inicial. Relembro que o PS desejava que o Executivo fosse composto exclusivamente por elementos do partido vencedor, enquanto que, por outro lado, o PSD havia proposto que o Executivo Camarário fosse composto por pessoas que não tinham de ter feito parte de qualquer lista.

A nova lei prevê uma aproximação do funcionamento das Autarquias com o funcionamento do Governo e Assembleia da República. Assim, serão reforçados os poderes de supervisão e fiscalização das Assembleias Municipais face às decisões do Executivo Camarário.

As Assembleias Municipais vão passar a poder derrubar os Executivos Camarários, desde que haja uma votação maioritária nesse sentido.

Vão deixar de haver listas separadas para a Assembleia Municipal e para a Câmara. A lista passa a ser única e à semelhança do que acontece nas Legislativas, o cabeça de lista será quem fica à frente dos destinos do Executivo da Câmara.

Se antes se conseguiam gerir alguns egos e vaidades através da distribuição das pessoas pelas listas, a partir de agora, o processo vai ser bem mais delicado e vai haver muita gente descontente e inevitavelmente a remar contra a maré.

Aero Porto !

A Associação Comercial do Porto encomendou um estudo à Universidade Católica sobre o novo aeroporto de Lisboa. Um estudo que CDS-PP aplude.

Ora então meus amigos, façamos um pequeno exercício de reflexão e pensemos no seguinte: Imagine-se que a União Europeia pretendia financiar a construção de uma rampa de lançamento de foguetões para a exploração espacial na Península Ibérica. Portugal, com o seu elevado altruísmo, decide financiar um estudo sobre a viabilidade da construção dessa rampa na Catalunha. Alguém tem dúvidas sobre quais seriam as conclusões desse estudo?

Que isenção e credibilidade terá um estudo pago por empresários do Porto sobre um aeroporto que irá trazer elevados investimentos para a região de Lisboa?

Vou dar-vos um selo ... de Cortiça

Não querendo roubar protagonismo ao Carteiro do blog Magra Carta e me imiscuir na sua área de negócio, gostava de saudar os CTT pela emissão de uma série de selos de 1 €uro, feitos de cortiça, leram bem, de cortiça.

A cortiça é actualmente utilizada como matéria-prima, para além das conhecidas rolhas, na confecção de roupas, em isolamentos térmicos na construção e muitas outras aplicações. Este é um material amigo do ambiente, que para além de ser bio-degradável, promove uma exploração sustentável da terra através do montado, no qual se desenvolvem outras actividades agro-pecuárias como é a criação do famoso porco preto alentejano. A cortiça permite ainda uma fixação das populações no interior, evitando a desertificação do espaço rural.

Tendo em conta que somos o maior produtor mundial deste nobre material, deixo o desafio a todos quantos tencionarem enviar postais de Boas Festas, especialmente para fora de Portugal, usem SELOS de CORTIÇA

Intermitências ...

A manutenção de um blog actualizado é um exercício que consome algum tempo diário. Apesar da vontade de ser mais assíduo nos meus comentários, nem sempre a actividade profissional o permite. Desculpem-me aqueles que visitam o blog e me vão fazendo notar as suas intermitências.