sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Causas Nobres ...

Decorrem hoje eleições para a Ordem dos Advogados.

Essa é uma profissão já viveu tempos áureos, principalmente durante o Estado Novo, quando muitos nobres advogados, mesmo arriscando a própria vida, dignamente defendiam aqueles que se opunham ao regime.

Hoje vivem-se tempos diferentes. Agora as causas mais nobres da profissão prendem-se com a própria conta bancária, e em muitos casos em conseguir alguma coisa para comer.

Nunca a dignidade destes profissionais andou tão por baixo. Todos os candidatos a Bastonário o assumiram ao longo da campanha mas não houve consenso nas causas que levaram essa profissão a andar tão por baixo.

Na minha opinião, o facto dos Advogados cada vez mais recorrerem a questões processuais para tentar defender os seus clientes nada os deve beneficiar em termos de opinião pública. São capazes de obrigar um Juiz a arquivar um processo de um violador de dez crianças órfãs apanhado em flagrante, porque a capa do processo é amarela, enquanto que as capas dos outros processos existentes na secretaria do tribunal são azuis.

O facto do Estado continuar a financiar milhares de alunos que todos os anos entram para o curso de Direito também não ajuda. Andamos a desperdiçar recursos do país para formar pessoas que vão directamente para o desemprego.

Por favor ajudem os vosso filhos na Matemática, não os deixem abraçar esta nobre causa…

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro peixe-aranha, só espero que nunca fique apanhado nas redes da lei e que precise de um advogado, que use de todos os meios para o defender.
Já todos percebemos que se trata de um cidadão altamente exemplar e que nunca prevaricou na sua vida. Use o seu veneno para outras picadas como por ex. para a ordem dos engenheiros e deixe a ordem dos advogados defender tão ilustre e nobre profissão. Só assim se fará a costumada justiça.

Anónimo disse...

Haaa aqui também há censurinha do autor do blogue. Ena pá c'um catano! esta fui eu que inventei. e burro sou eu!!

Anónimo disse...

Peixe Aranha !!!!

Imagine alguém dizendo: Isso é um peixe aranha ou uma Bicha Cadela ?

Com certeza, contrataria um Advogado para verificar a possibilidade de promover ação tanto no âmbito penal quanto civil contra a pessoa que proferiu tal palavra.

Nesse caso específico, digo que a expressão fou ilustrativa, e entenda o bicha como o gênero feminino de bicho, e cadela como o de cachorro, nada pejorativo.

Logo, se eu fosse o Sr. refletiria sobre seus conceitos.

Abraço !