quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Causas Nobres II

Ouvi ontem com estupefacção os comentários do recém-eleito Bastonário da Ordem dos Advogados.

A Ordem dos Advogados é uma associação pública que deve ter por missão defender os interesses de uma classe profissional e fazer cumprir um código deontológico que auto-regula o exercício da actividade profissional.

Pelos vistos o Senhor António Marinho e Pinto tem uma visão um pouco distorcida das suas funções. Este senhor, defende que a Ordem dos Advogados vai ter como missão, nos próximos tempos, dificultar a vida ao Governo, chegando mesmo a afirmar publicamente que :

«Se não conseguir convencer o Governo, vamos ter problemas. Vamos ter um combate muito duro para então se calhar substituir o Governo»

Então este não devia ser o papel da oposição?

Toda a gente conhece a simpatia do Senhor António Marinho e Pinto pelo Bloco de Esquerda, mas podia pelo menos disfarçar e tentar mostrar alguma independência e já agora respeito pelos profissionais que representa.

Se a advocacia era já uma das actividades com menor prestígio junto dos cidadãos, a escolha deste novo Bastonário nada vai ajudar para que essa situação mude, bem pelo contrário.

4 comentários:

Anónimo disse...

Já que ninguém faz oposição de jeito ao Sócrates, ao menos que o Marinho faça. Ele é que está certo.

Anónimo disse...

A Ordem dos Advogados é uma instituição de interesse público.

Defende uma classe que desde há muito está entregue a uns quantos senhores que apenas querem promover os seus escritórios e não defende aqueles que dela fazem parte e que tentam defender da melhor forma aqueles que precisam, muitas das vezes com muitos poucos recursos.

A Ordem é dos advogados. Não é do Bastonário que simpatiza com o partido A, B ou C.

Deverá defender os interesse da classe, regendo-se por principios basilares como o da urbanidade.

Deve este novo bastonário apostar na concertação com o Governo e chegar-se a um consenso, para bem de todos os portugueses.

Penso que o tempo do vai ou
racha já terminou.

Anónimo disse...

Actualmente é necessário um bastonario assim, capaz de defender uma classe que é sistemáticamente denegrida e colocada a baixo de qualquer profissão.Quem trabalha na area da justiça sabe bem como anda o pais nesta area,anda mal, muito mal, as leis são feitas por "engenheiros"....são más e sem efeito pratico nenhum.......enfim,por tudo isto.... força Sr. Bastonário, força e diga tudo o que pensa sem medo, porque estamos consigo

Anónimo disse...

Se as leis fossem feitas por engenheiros a justiça funcionava, as leis não eram ambíguas e as questões processuais era aliviadas e até mesmo optimizadas.

O problema é mesmo esse, a maior parte das leis é feita por aqueles que depois as vão contornar, deixando sempre uma brecha para um possível ajustamento futuro, em função das conveniências.

Também existem alguns supostos engenheiros a fazer leis, supostos...