segunda-feira, 7 de abril de 2008

Porteiros de Sesimbra ...

“A Segurança é um conceito fundamental ao ser humano…”

Começa assim um conjunto de balelas sobre securitismo, tema de eleição da extrema-direita, abordado esta semana no Nova Morada por um membro da coligação CDU-PSD.

O primeiro comentário que me surge a esta dissertação é o do costume; a extrema-direita quer apenas atacar os sintomas e nunca as causas. Temos que arranjar mais condomínios privados, guarda-costas e porteiros, em vez de combater as desigualdades sociais.

Mas pensando mais um pouco … Já sei, a que propósito vem agora o securitismo.

É que a vereação PSD na Câmara propôs que passassem a haver guardas-nocturnos no Concelho de Sesimbra (proposta já apresentada pelo PS há uns anos), mas agora com uma espectacular INOVAÇÂO. Estes Seguranças/Porteiros/Guardas-Nocturnos/Vigilantes/Justiceiros, arranjariam forma de pagar o seu próprio ordenado.

- Mas como ? Perguntam vocês.

- Angariando munícipes que contribuam para o seu salário. Respondeu a coligação CDU-PSD.

Pois a mim parece-me que nós, Sesimbrenses, vamos começar a ser extorquidos se não começarmos a contribuir para esses benfeitores que vão zelar pela nossa SEGURANÇA. Creio que a coligação CDU-PSD se inspirou para esta proposta na série “OS SOPRANOS”.

5 comentários:

Anónimo disse...

"Pois a mim parece-me que nós, Sesimbrenses, vamos começar a ser extorquidos se não começarmos a contribuir para esses benfeitores que vão zelar pela nossa SEGURANÇA" . Como sempre me disseram : julga os outros por aquilo que também tu és capaz de fazer....lamento que pense assim. Se forem os comerciantes a pagar o serviço de guardas nocturnos não haverá de ser nada do outro mundo e acredito que hajam pessoas sérias em sesimbra capazes de realizar esse trabalho!!

Anónimo disse...

Por acaso também tinha ouvido qualquer coisa sobre este assunto.

Parece que a zona proposta pelo PSD para arrancar com este projecto vai ser a Quintinha. Que é sem dúvida uma zona predominantemente COMERCIAL.

Anónimo disse...

Perguntem ao Francisco Daniel do restaurante Canhão (grande apoiante do Pólvora) se os comerciantes estão dispostos a suportarem esses encargos?

Anónimo disse...

Mas em Sesimbra não tinham Polícia ou Guarda Republicana? Acho que sim.
O que se passa afinal? Voltámos ao tempo das milícias populares do 25 de Abril? Ou voltámos ao tempo da I República*** em que atrás de cada porta havia uma espingarda?

*** A I República conjuntamente com a Guerra Colonial e os ficheiros da Pide, são os três temas que a democracia e os grandes democratas da gloriosa revolução dos cravos não querem nem ouvir falar. Estranho, não Vos parece?

Maria do Céu

Anónimo disse...

GNR ? Onde é que eles andam ? Está o posto entregue ao Gonçalves. Mandem mas é soprar o balão.