quarta-feira, 2 de julho de 2008

O Castelo da Dama de Ferro ...

A destemida Dama de Ferro da Cultura de Sesimbra brinda-nos na edição de Julho do Sesimbr’acontece com um texto dedicado às actividades programadas para o Castelo.

Disserta S. Exa., ao longo das suas “primeiras linhas”, sobre a valorização do Castelo de Sesimbra levada a cabo ao longo dos 3 últimos anos. Fala-nos a Sra. dos inovadores folclores e festivais medievais, esquecendo-se que Sesimbra já existia antes dela cá ter dado à Costa e que festivais medievais e assaltos ao Castelo acontecem, desde há pelo menos 20 anos, promovidos pelas escolas do Concelho.

Convém ainda lembrar que foi o Executivo anterior (de Amadeu Penim), que tendo encontrado o Castelo em avançado estado de degradação, o requalificou e lhe deu condições para que outros lá
façam hoje a sua Campanha Eleitoral (à semelhança do cine-teatro).

No entanto, com a tomada de posse do Executivo CDU, essa requalificação foi suspensa. Agora, após 3 anos de folclore, impôem-se, por exemplo, perguntar:

- Porque é que o fornecimento de água ao Castelo continua a depender de um camião cisterna que vai lá encher um depósito de 15 em 15 dias? (quando toda a canalização ficou montada e pronta a ser ligada à rede)

- Porque é que num monumento medieval se mantém a instalação eléctrica aérea, com postes e cabos a passar à vista de todos? (quando a instalação subterrânea se encontra pronta para que seja feita a ligação)


Eu sei ... O folclore dá mais votos !!!

19 comentários:

Anónimo disse...

Festícia no seu melhor.
Só está a dar tiros no pé do Augusto e ele deixa.
Mostra quem manda nisto: o Seixal.
Pessoas destas nada trazem de bom a Sesimbra. Vaidade, demagogia, mentira, propaganda barata.
Pense bem senhora. No ridiculo do seu infeliz comentário sobre a recuperação do Castelo.

Anónimo disse...

Na minha opinião,o que faltava mesmo fazer no Castelo era um Festival de Sopas Medievais.

Anónimo disse...

em streaminggg....

Anónimo disse...

Pérolas a porcos, diz o povo, e quase sempre com razão....

Maga Patalógica

Anónimo disse...

É verdade. Até que enfim alguèm teve a coragem de repôr a verdade sobre os investimentos estratégicos realizados no 1º mandato do PS, com Cristovão Rodrigues como vereador da Cultura. E há mais por exemplo o Museu de Arte Sacra(que faz parte da Rede Portuguesa de Museus e que acolhe obras de arte de várias instituições do concelho como a SCM, possibilitou a sua recuperação e exposição ao público), mas que agora serve como sala de espectáculos contrariando todas as normas técnicas de preservação de obras de arte, a Biblioteca Municipal, o Auditório Conde Ferreira...

Anónimo disse...

Realmente um presidente de junta que só imagina SOPA, deve levar sopa no próximo mandato

Anónimo disse...

A Sopa ficamos todos nós coma CDU no leme deste pobre concelho.
Ora toma!

Anónimo disse...

Muitos outros investimentos com os quais a CDU hoje faz o seu brilharete foram da responsabilidade do executivo de Amadeu Penim.

O que é que era a Quinta do Conde à 15 anos atrás?

Anónimo disse...

Epá, mas o Cristovão não ajudou assim muito nas últimas eleições. Acho que que ele queria ser presidente da cama à força e como ninguem lhe deu o poleiro, o gajo cortou-se

Anónimo disse...

1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200 1200

Anónimo disse...

Triste triste é verificar as opções que temos para votar. Seja de que lado for, é de bradar aos céus.

Anónimo disse...

Com os comunistas no poder o concelho de Sesimbra está a perder vitalidade.

Anónimo disse...

Perder vitalidade?
O anónimo das 8:54 endoideceu.
Nunca o Concelho teve tanta vitalidade como agora.
Todos os dias temos estátuas a serem inauguradas.
Para não falar da fertilidade das nossas terras, nas quais basta cair uma pinga de água, e daí nasce logo uma planta de BETÃO.

Anónimo disse...

Por falar em Cristovão Rodrigues. Será que já passaram os 6 meses que esse Sr. disse que precisava para fazer o seu programa?

Anónimo disse...

Se esse senhor precisa de 6 meses para elaborar um programa de CPC (já não falando que o deveria ter feito antes de se apresentar a eleições e ser sufragado por esse programa e não pelo grupo de devedores de favores), imaginando que o seu partido ganhava as eleições para a câmara, quanto tempo precisaria para apresentar um programa para o concelho? Talvez uns 4 anos!

Anónimo disse...

Como é que os socialistas ainda acreditam em santos.
Qual S.Cristóvão?
1200.
Não te vamos esquecer...NUNCA.
Vai para Setubal que talvez enganes algum anjo na tua terra.
Já nem o S.Francisco da Corredoura, te salva.
Até já nem os escutas te querem aturar.

Anónimo disse...

Ai PS que mais te poderá acontecer?
Fechem a porta e vão de férias.

Anónimo disse...

1200, ainda falam disso, e então falar do "Tubo de Ensaio", "da cantora", do "chocolatinho" de óbidos, do pessoal que chegou para o GIRP, vindo do Seixal, querem fazer contas....e do tal que também veio para o "orçamento participativo", isso façam contas e vemos quanto sobra.....

Anónimo disse...

OS ATROFIADOS

Peixe-Aranha,

Se apenas faltavam essas duas pequenas obras como insinuas, porquê que o PS não as fez? Aliás, muito antes das últimas eleições que se sabia o que ainda faltava fazer no Castelo ao nível das infra-estruturas. Não foi por falta de tempo que o PS não as fez.
Na verdade, o que está feito e o que falta fazer não corresponde aquilo que dizes. É mais uma mentira grosseira para intoxicar. Aquilo que falta fazer tem um orçamento muito elevado e essa foi precisamente uma das razões que levou o PS a meter este assunto na gaveta. Falem com os técnicos da Câmara que acompanharam este processo.
Porventura o PS teve outras prioridades, daquelas que se diluiram e não se vêem...
Na realidade, neste mandato da CDU, a concretização destas obras não foram prioridade, nem constavam do programa eleitoral, porém não significa que não estejam a ser consideradas e estudadas, antes pelo contrário. Para a CDU, a prioridade na Freguesia do Castelo, e que corresponde a uma grande fatia do orçamento, é sem dúvida o saneamento básico. Por muito que incomode ao PS as obras no terreno, esta é a estratégia que está definida e ASSUMIDA.
Outra prioridade é o melhoramento e o alargamento da limpeza urbana, a requalificação de espaços verdes e outros espaços públicos e projectar novos parques.
Tal não significa que não se tem investido no programa muselógico e de animação cultural do castelo. Neste mandato já lá foi instalado o novo núcleo de arqueologia, foi aberto o novo caminho pedonal de acesso, foi aberta ao público a torre de menagem com uma exposição permanente e, em breve, vai abrir a torre nova com outra exposição. Todas estas valências implicaram investimentos importantes em obras de requalificação nos referidos espaços.
Serão estas medidas folclore?
Ao nivel da animação cultural as Jornadas Medievais já vão na 3.ª edição e são um sucesso em termos de adesão do público, que desta forma tornam o Castelo um espaço vivo e mais conhecido. Exemplo disso são também as inúmeras visitas no âmbito do Serviço Educativo do Museu (criado neste mandato) pelos alunos das escolas do concelho (Sabiam que maior parte das crianças do concelho nunca tinham visitado o Castelo? Muitas delas das freguesias do Castelo e Santiago?). Mais exemplos ao nível do aproveitamento e revitalização deste património poderiam ser dados.
É importante requalificar e construir espaços de cultura, mas tal não fará sentido se as pessoas não os usufruirem. E esse é o grande esforço da CDU: dar a conhecer a todas as PESSOAS, residentes e visitantes, o valioso património que temos e deixar de lado uma determinada visão elitista sobre o acesso à cultura. Por isso a estratégia tem sido a da valorização dos espaços, da programação regular de eventos de qualidade nesses espaços acompanhada de uma boa divulgação e, sobretudo, trazer o público infantil e jovem. Através dos casos onde é possível determinar o número de visitantes (é o caso da Capela do Espírito Santo) consegue-se provar que esta estratégia é um êxito.
Serão estas medidas folclore? Serão propaganda?
Vir dizer que isto é apenas continuar a obra do PS é pura demagogia barata! E mais uma vez a pergunta: porquê que o PS não fez?
Vir dizer que o actual trabalho da CDU anda às cavalitas dos projectos oriundos do PS é outra mentira pegada. Por essa ordem de ideias, teria de relembrar que a construção da biblioteca/cineteatro tiveram início no projecto e candidatura apresentados pela CDU (perguntem à Odete Graça). A requalificação da Capela do Espírito Santo, idem. A requalificação do castelo e o programa museológico, idem. Etc, etc,…
Acredito, que estamos todos de acordo na valorização do nosso património e que há um fio condutor que passou pela CDU, pelo PS e agora novamente pela CDU. Seria completamente irresponsável pôr em causa tudo o que já foi feito pelos anteriores executivos em nome de um mesquinho acerto de contas e de vinganças parolas, que é o que o PS anda a fazer. Para a CDU, essa nunca foi a postura, mesmo quando foi oposição.
Na realidade o que nos distingue, nesta materia e outras, é a dinâmica, a capacidade de trabalho, as estratégias e a criatividade para pôr em prática a OBRA. Nesse aspecto, a CDU, claramente marca pontos e cada vez mais é reconhecida por isso.
Enquanto isso, o PS sofre de um negativismo cinzentóide que o atrofia. Nós, CDU, trabalhamos…

Afonso Lima